• Hotel Fazenda Dona Carolina

Cavalo Puro Sangue Árabe - ideal para as competições de enduro equestre

Quais as características ideais de cavalos para a competição de enduro equestre? Conheça também o cavalo Puro Sangue Árabe, destaque nestes tipos de competição.


O enduro equestre é uma modalidade de esporte hípico reconhecida como categoria esportiva para competições internacionais pela FEI (Federação Equestre Internacional).


Praticado no mundo, no Brasil o Enduro Equestre conta com cerca de três mil praticantes que participam de uma competição de percursos de longa duração, em meio a cenários de trilhas naturais, como bosques e estradas de terra cujo elemento principal é o cavalo.


Para a prática deste esporte não basta conhecer todas as técnicas, é necessário conhecer seu aliado - o cavalo, que requer alta resistência física.


Neste post você vai conhecer um pouco do cavalo Puro Sangue Árabe, que compõe a maior parte dos cavalos praticantes de enduro equestre.


Quais os percursos da competição de enduro equestre?

Existem dois percursos para a competição do enduro equestre: velocidade limitada e velocidade livre. A grande diferença entre os percursos é a sua distância.


Na competição de enduro equestre com velocidade limitada os percursos vão de 20 km a 60 km. Em contrapartida, na competição de enduro equestre com velocidade livre as distâncias variam de 40 km a 160 km.


Basicamente, nos dois tipos de percurso, há alta exigência de condicionamento físico tanto do cavalo quanto do cavaleiro, por isso, em ambos os percursos o vet-check é obrigatório para garantir a recuperação do cavalo e o descanso, além de verificar as condições físicas do animal.


Quais as características de um cavalo para participar da competição de enduro equestre?

O cavalo para participar deste tipo de competição precisa ter um bom porte físico, forte e esbelto. É necessário ainda possuir um bom casco - parte muito importante para a locomoção do animal, além de permitir o amortecimento, sustentação, impulsão e bombeamento de sangue quando está nivelado.


Outra parte importante que um cavalo de enduro deve possuir é o sistema cardiorrespiratório eficiente, uma vez que se exigirá muito bombeamento de sangue. Dessa forma, o cavalo que possua um sistema cardiorrespiratório eficiente ajudará a manter o seu desempenho atlético e desenvolver suas habilidades.


Cavalo Árabe - sinônimo de resistência em competições de enduro

O cavalo árabe ou cavalo Puro Sangue Árabe é o animal de alta resistência e ideal para as competições de enduro equestre.


Este animal se destaca pelo excelente condicionamento físico, que permite suportar temperaturas altas durante o dia e baixas à noite, por isso sua superioridade em competições de longa distância, como é o caso do enduro equestre. A raça percorre até 160 Km de distância em apenas um dia.


O enduro equestre no Brasil

No Brasil, o enduro equestre teve início nos anos 80 com competições de 12 a 20 km. Este tipo de competição recebeu o incentivo da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) que ajudou a consolidar o esporte no país.


Não podemos deixar de citar que o esporte encontrou no Brasil condições favoráveis para se desenvolver, isso porque há variação de trilhas em todas as regiões do país, clima agradável e volume de animais.


Portfólio de Pedro Stefani Marino

Pedro Stefani Marino é o primeiro competidor de enduro equestre a conquistar dois importantes campeonatos nacionais, ele foi campeão nacional 160km com RG Komo e campeão nacional 120km com Al Saida Larzac.


Atualmente, Pedro Stefani Mariano compõe a equipe do Haras Bom Viver localizado no Hotel Fazenda Dona Carolina.


Quer conhecer o esporte de perto? Faça uma visita ao Hotel Fazenda Dona Carolina e curta esta e muitas outras atrações.



5 visualizações