top of page
  • Foto do escritorHotel Fazenda Dona Carolina

Conheça o conceito “Farm to Table” do Hotel Fazenda Dona Carolina!

Você já parou para pensar de onde vem a comida que você consome diariamente? Já imaginou ter em sua mesa, alimentos frescos direto da fazenda e comer a carne mais suculenta e macia, de animais bem tratados? Hospedando-se no Hotel Fazenda Dona Carolina isso é possível! Com o conceito Farm to Table, a fazenda traz os sabores diretamente para sua mesa, com produtos de alta qualidade em pratos preparados para cada dia da semana.



O que são os alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem a presença de agrotóxicos e defensivos químicos, dentro de um ecossistema local que protege os recursos naturais dos alimentos e, com isso, causa um impacto positivo na saúde dos consumidores e do meio ambiente.


Eles possuem mais nutrientes, vitaminas e minerais, além de serem muito mais saborosos que os demais alimentos com adição de agrotóxicos. São uma fonte saudável de saúde e energia, e também contribuem para uma vida mais sustentável e para o cuidado com o meio ambiente.


Atualmente os alimentos orgânicos estão cada vez mais em alta na sociedade, tanto no preparo de alimentos em casa como nos restaurantes, já que os produtores estão apostando em produções mais naturais possível, sem nenhum defensivo agrícola ou outro produto químico que prolongue a vida dos alimentos, mas que afeta negativamente a nossa saúde, e isso inclui as carnes, com bois que vivem uma vida mais feliz e sustentável.


Com a adesão de diversos consumidores a esses alimentos, a demanda pela produção só cresce nos últimos anos.


Qual é a diferença do alimento orgânico para o tradicional?

A principal diferença entre os alimentos orgânicos e tradicionais é que, nos alimentos orgânicos, não há a presença de conservantes, defensivos e agrotóxicos, o que encontramos nos alimentos tradicionais, e que por consequência tem uma durabilidade maior. Além disso, outra diferença entre esses dois tipos de alimento é a biodisponibilidade das suas vitaminas e defesas naturais.


A biodisponibilidade nada mais é do que a potencialidade que o alimento carrega. Quanto mais orgânico, ou seja, quanto menos agrotóxicos, maior será a presença de componentes benéficos para a saúde. O licopeno, por exemplo, é um poderoso antioxidante encontrado no tomate. Os tomates orgânicos têm muito mais licopeno que os tradicionais e, com isso, são mais saudáveis.


Outro exemplo são as cenouras orgânicas. Elas são mais laranjas e menores que as cenouras tradicionais, por exemplo, pois têm maior concentração de betacaroteno, o seu principal diferencial para os outros legumes. Por isso, é sempre mais vantajoso para a sua saúde escolher os alimentos orgânicos.


E para as carnes, quando os animais são criados em pastos ricos em nutrientes, bebem água limpa e recebem um tratamento humanizado, livre de qualquer sofrimento ou desconforto, o resultado é uma carne com textura macia, suculenta e um sabor intenso e autêntico.


Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos têm diversos benefícios para a saúde, desde a segurança de não terem aditivos químicos a um sabor diferenciado dos alimentos tradicionais. Abaixo, confira algumas das principais vantagens de incluir esses alimentos na sua alimentação e na sua vida e porquê aproveitar os alimentos direto da fazenda para o seu prato:


Além de cuidar da sua saúde, também cuida com o meio ambiente

A produção de alimentos orgânicos é uma prática sustentável, pois não usa defensivos químicos e não causa desperdício de água, sendo necessário apenas o cuidado de perto com os alimentos para que sejam o mais natural possível.


Com isso, os alimentos orgânicos também evitam a contaminação do solo com os aditivos químicos, e a contaminação da água, o que perpetua o ciclo de agrotóxicos em nossas vidas mesmo sem que nós saibamos.


Além disso, os animais são criados de uma maneira mais humanizada e também recebem uma alimentação balanceada, para crescerem saudáveis.


Menos chances de alergias

Muitas pessoas têm reações alérgicas após comer os alimentos, sejam elas cutâneas, respiratórias, intestinais ou sistêmicas, mas não sabem que na grande maioria das vezes, não tem a ver com o alimento em si, e sim com os agrotóxicos, defensivos químicos ou micotoxinas que estão contaminando o alimento. Sendo assim, se alimentar com orgânicos diminui muito as chances de reações alérgicas.


Os alimentos orgânicos são mais nutritivos

Sem a presença de defensivos químicos, os alimentos conseguem manter a sua concentração de nutrientes e, assim, são opções muito mais saudáveis para ter em sua alimentação no dia a dia. De acordo com estudos feitos pelo cientista norte americano Bob Smith, na Universidade de Stanford, os alimentos orgânicos contam com até 125% mais potássio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio e 63% mais de cálcio. Dessa forma, são alternativas muito mais interessantes para a manutenção da nossa saúde.


Mais sabor

Nem sempre é um ponto conhecido pela sociedade, mas sim, os agrotóxicos mudam e muito o sabor dos alimentos. Dessa forma, consumir os orgânicos é uma forma de conhecer o real sabor dos alimentos e, além disso, se certificar de não ingerir nada que possa fazer mal a sua saúde.


Você sabia que parte de nossos alimentos são orgânicos?

Se você é fã de uma boa carne e de ingredientes frescos e saudáveis em sua alimentação, provavelmente já ouviu falar do conceito Farm to Table, que tem ganhado cada vez mais espaço na gastronomia mundial.


A ideia por trás desse conceito é levar diretamente do produtor para a mesa do consumidor os alimentos mais frescos e de qualidade superior, garantindo assim uma experiência gastronômica única e muito saborosa.


E é exatamente isso que nós fazemos aqui, no Hotel Fazenda Dona Carolina! Oferecemos a nossos clientes: uma experiência completa Farm to Table, com carne de altíssima qualidade e hortaliças orgânicas, tudo produzido de forma sustentável e controlada, fornecidas ao lado de nossas fazendas parceiras pertencentes ao Grupo Dona Carolina.


Parte da carne oferecida pela Fazenda Dona Carolina é da raça Taurino, uma raça que se destaca pelo sabor e maciez, e que tem sido reconhecida mundialmente como uma das melhores carnes do mundo. Além disso, as fazendas parceiras seguem um rigoroso controle sanitário e ambiental em todo o processo de produção, desde a alimentação dos animais até a distribuição da carne para os clientes.


Já as hortaliças orgânicas produzidas por essas fazendas, são cultivadas de forma natural, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos, garantindo assim um sabor muito mais autêntico e saudável aos pratos.


E é justamente essa combinação de ingredientes frescos e de alta qualidade que faz toda a diferença na hora de preparar nossos pratos. Os chefs da Fazenda Dona Carolina são especialistas em criar receitas que realçam o sabor da carne Taurina e das hortaliças orgânicas, resultando em pratos surpreendentes e muito saborosos.


Faça sua reserva e aproveite a vida na Fazenda!

Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar essa experiência gastronômica única, não perca mais tempo e faça já sua reserva conosco. Além da deliciosa comida, você poderá desfrutar de um ambiente tranquilo e acolhedor, em meio à natureza exuberante da região de Itatiba, São Paulo.


Então não perca mais tempo e venha experimentar a verdadeira experiência Farm to Table, com os sabores frescos e autênticos que só o Hotel Fazenda Dona Carolina tem para oferecer. Garantimos que você não irá se arrepender!






19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page