top of page
  • Foto do escritorHotel Fazenda Dona Carolina

Viagem com crianças pequenas: dicas para viajar e aproveitar as Festas Juninas e Julinas

As viagens são momentos esperados com muita ansiedade pelas crianças. Mas sabemos que organizar uma viagem com crianças pequenas pode ser desafiador.


Abaixo separamos algumas dicas para tornar o momento mais fácil e para te ajudar a se preparar para a viagem com mais tranquilidade. Para conferir, é só continuar a leitura!



Entenda o tipo de viagem que o seu filho está preparado para fazer


Quando se tem filhos de idades diferentes, é mais complicado. Contudo, vale sim a pena escolher o destino da viagem e todos os passeios incluindo a criança como uma das pessoas decisivas nas escolhas. Além de fazer com que ela se sinta importante, com certeza seu filho(a) aproveitará muito melhor.


Para isso, pense, junto com a criança, em suas necessidades, o que ele conseguiria aproveitar e o que pode ser adaptado para a sua rotina.


É importante, também, pensar nas atividades em que seu filho não poderia aproveitar e como você lidaria com isso no momento. Oferecendo um brinquedo? Deixaria com uma babá? Ficaria com a criança enquanto outras pessoas fazem a atividade?


Tudo o que for pensado com antecedência será mais fácil de remanejar durante a viagem.


O que é melhor: alugar um espaço ou uma reserva de hotel?


Essa decisão vai depender do tipo de viagem planejada, quantidade de dias que vão ficar, etc. O hotel é uma opção extremamente vantajosa na grande maioria das vezes, pois oferece café da manhã e até mesmo outras refeições, comodidades como serviço de quarto, atividades como piscina, brinquedoteca e muito mais. Além disso, você não precisa se preocupar com a limpeza do quarto.


Contudo, dependendo da escolha, essa opção não dá muito espaço ou liberdade. Principalmente para quem gosta de refeições caseiras, privacidade, poder ter um dia a dia “normal”. Para famílias com crianças neurotípicas, por exemplo (autismo, etc), geralmente um espaço que tenha muita área ao ar livre e natureza é a melhor opção, pois elas precisam manter uma rotina mais semelhante com o seu dia a dia, e quanto mais parecido com o seu lar for o local, melhor será a sua experiência.


Não encha demais o roteiro de viagem


Principalmente para crianças pequenas, encher o roteiro de viagem com muitos destinos e atividades para o mesmo dia não é a melhor opção. Isso porque as crianças não têm a mesma disposição que os adultos.


Além disso, para o bem-estar dos pequenos, eles precisam de sonecas ao longo do dia e, para isso, você precisará organizar momentos de pausa. É preciso entender que, na rotina de viagem, precisamos respeitar o limite das crianças!


Não se esqueça de checar a caderneta de vacinação das crianças


Para uma viagem mais tranquila, a carteirinha de vacinação das crianças precisa estar em dia. Além disso, não se esqueça de levá-la consigo, ok? Os pequenos ficam mais expostos às doenças, viroses e outros problemas de saúde durante as viagens, e por isso precisam estar bem protegidos, assim como todo o restante da família.


Leia relatos de viagens de outras famílias


Viagens com crianças podem ser tranquilas se bem planejadas. Com isso, para aprender com a experiência de outras famílias, vale a pena ler os relatos do que foi feito, quais as ideias que mais deram certo com as crianças, como o roteiro de viagem e passeios foi montado, a reação dos filhos no fim do dia, etc.


Toda essa experiência conta para você tornar a sua viagem mais simples e proveitosa.


Além disso, para pais de crianças neurotípicas, vale a pena conversar com outras famílias que também viajaram com seus filhos neurotípicos. Assim, várias dicas podem ser compartilhadas, tornando a estada do seu filho(a) na viagem muito mais confortável e adaptada às suas necessidades.


Conte para a criança como será a viagem e a deixe preparada


Antes mesmo de cumprir todos os requisitos acima, é importante conversar com a criança e contar como será a viagem, para onde vão e quais serão as suas atividades. Por isso, viajar em meses que têm alguma data festiva, pode ser mais divertido e causar um maior interesse dos pequenos.


Para eles, esse é um momento de muita empolgação e ansiedade, e esse sentimento pode fazer com que eles tenham mudanças de comportamento durante o trajeto, como deixar de comer, teimosia, birras e choro, justamente por não saber lidar com a novidade e com a expectativa.


Por isso, uma boa pedida é conversar com sinceridade e tempo com a criança, explicando tudo e acalmando a sua possível ansiedade. Dessa forma, ela pode até mesmo fazer parte da decisão de algumas atividades, roteiros e dar ideias do que fazer em família. Com certeza será um momento bastante especial para os seus filhos!


Reforce a mala de viagem das crianças


Não importa a idade do seu filho(a), é sempre importante ter uma mala bem reforçada para não causar problemas na viagem. Alguns dos itens que você não pode esquecer são:


  • Protetor solar e repelente;

  • Remédios;

  • Fraldas, trocadores e itens de higiene, dependendo da idade da criança;

  • Brinquedos;

  • Mamadeiras e copos;

  • Roupas de todas as estações (ao menos duas mudas de cada), etc.


Aproveite as Festas Juninas e Julinas e agende sua viagem!


Viajar com crianças pequenas pode ser um desafio, como vimos acima, mas com nossas dicas e planejamento, a experiência pode se tornar muito divertida e tranquila. E se você programar a viagem durante as festas juninas e julinas, a diversão pode ser ainda maior!


Uma opção interessante para aproveitar essa época do ano é o Hotel Fazenda Dona Carolina, que preparou uma programação especial para o mês de Junho de 2023, repleta de atividades temáticas e experiências incríveis para toda a família.


Nos finais de semana de Junho, aos sábados, e em Julho às quartas e sábados, teremos oficina de chapéu caipira e gastronômica, aula de forró, bingo e, é claro, a tradicional Festa Junina!


Durante a festa, a programação conta com apresentações de violeiros e sanfoneiros, barracas de jogos como boca do palhaço, pescaria e argola, além de danças típicas como a quadrilha, dança da fita e da laranja. A animação fica por conta do Padre, que não deixa ninguém ficar parado!


Além das atividades temáticas, o hotel ainda oferece diversas experiências para os hóspedes, como passeio para a Fazendinha, tour ecológico, tour da cachaça e do café, trilha ecokids e alimentação dos cavalos, tour histórico e manejo.


Com essa programação completa, a viagem para o Hotel Fazenda Dona Carolina durante as festas juninas e julinas é uma ótima opção para quem quer unir diversão, cultura e tranquilidade em um só lugar. E para uma viagem com as crianças, é perfeito, pois ainda conta com monitoria infantil, para os pais aproveitarem também. Então, programe-se e aproveite essa experiência única com sua família!


E aí, o que você achou das nossas dicas? Com uma equipe atenciosa e profissional, você pode ter certeza de que seus dias conosco serão inesquecíveis. Não perca mais tempo e reserve já a sua data!







20 visualizações

Comments


bottom of page