top of page
  • Foto do escritorHotel Fazenda Dona Carolina

Carros elétricos: como funcionam e os seus benefícios

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Conheças os benefícios dos carros elétricos, como funcionam e como as empresas têm aderido a esta alternativa ecológica.


Poluição através de emissão de gases poluentes, escassez do petróleo, aquecimento global, essa preocupação com o meio ambiente tem feito governos, montadoras e pesquisadores do mundo todo buscarem novas alternativas para os combustíveis fósseis, como forma de amenizar os impactos ecológicos da emissão de gases poluentes.

É fato que os automóveis ainda são um dos principais emissores dessas substâncias. Pensando nisso, de uns tempos para cá, os carros elétricos assumiram o status de símbolos da preservação ambiental e luta contra o aquecimento global, sendo uma grande aposta do mercado industrial para amenizar o impacto na atmosfera.

Nós do Hotel Fazenda Dona Carolina buscamos sempre inovar e integrar aos nossos serviços tecnologias que nos ajudem a conservar e proteger o meio ambiente. Compactuando ainda mais com a sustentabilidade e conservação da natureza, agora também temos um ponto de carregamento para carros elétricos a fim de incentivar ainda mais essa ideia.

Você conhece os benefícios de se ter um veículo elétrico? Quer saber mais? Neste post iremos te apresentar esta nova tendência do mercado de automotores. Como funcionam os carros elétricos? Os automóveis elétricos funcionam de dois modos:

  • movidos exclusivamente por eletricidade

  • movidos por um sistema híbrido

Basicamente, o que diferencia o seu funcionamento dos demais automóveis tradicionais é justamente o motor de combustão. Os carros elétricos, em geral, utilizam como combustível a eletricidade.

Nos veículos movidos exclusivamente por eletricidade, não há motor de combustão convencional, aquele que funciona a base de combustíveis fósseis, como por exemplo, a gasolina, o etanol, o gás natural ou o diesel. O único motor que o move é o elétrico, alimentado por baterias recarregáveis.

Já os veículos movidos por sistema híbrido, possuem dois motores - o convencional, com combustão tradicional, e o elétrico, alimentado por baterias. Nesses tipos de veículo, os

motores elétricos funcionarão em baixa velocidade, ou seja, quando o automóvel estiver em trânsito pesado, por exemplo. Já o motor de combustão assume o comando em alta velocidade.

É importante destacar que a maioria dos modelos de automóveis elétricos disponíveis à venda são os movidos por sistema híbrido, isso porque esse tipo de sistema tem preço e tecnologias acessíveis.

Quais seus benefícios?

Como você já viu anteriormente, os carros elétricos assumiram o status de símbolos da preservação ambiental e luta contra o aquecimento global. Considerando isso, vamos listar alguns de seus benefícios. Confira!

1. Menos poluente

Os carros elétricos, comparado aos automóveis com motor convencional - de combustão de fósseis, são menos poluentes, isso porque a geração de CO2 é reduzida quase pela metade. Como se sabe, o gás carbônico é o maior responsável pelo desequilíbrio do clima no planeta, aumentando as médias de temperatura e impactando em outros fatores que prejudicam o meio ambiente.

2. Mais eficiente

Como você já viu, os carros elétricos são movidos por um sistema de motor de combustão diferente do motor de combustão convencional, logo, nesses tipos de automóveis o motor consome energia de forma mais eficiente nos momentos de aceleração e desaceleração. Quando falamos em consumo de energia, a eficiência do carro elétrico chega bem próxima do desenvolvimento dos automóveis convencionais.

3. Baixo Custo

Nos carros elétricos, o que mais chama a atenção do consumidor é o seu baixo custo. Em geral, o custo para abastecer um carro elétrico é menor se comparado ao combustível fóssil - gasolina, comum nos automóveis convencionais. Ademais, outras despesas como troca de óleo, por exemplo, podem ser excluídas do cotidiano daqueles que optam pelo carro elétrico, pois nesses motores não se faz uso desse tipo de produto. Podemos citar ainda o custo menor para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é uma forma de incentivar o consumidor e as indústrias a investirem nesse tipo de veículo.


O Hotel Fazenda Dona Carolina

O conceituado Hotel Dona Carolina já aderiu à ideia, e inseriu um ponto de carregamento para seus hóspedes. Sempre preocupados em inovar e integrar os serviços das tecnologias visando a conservação e proteção do meio ambiente.

Como se sabe, o Hotel Fazenda Dona Carolina é um lugar bastante arborizado, cercado por uma reserva de Mata Atlântica, com uma diversificada fauna e flora de preservação ambiental. A grande preocupação do Hotel é conservar a natureza e estimular seus hóspedes a serem preservadores do meio ambiente. Visando a efetivação de suas ideias sustentáveis, o Hotel faz prática de reflorestamento e ensina por meio de workshops seus hóspedes (adultos e crianças) a preservarem, plantarem, respeitarem e amarem a natureza.

É pensando nisso que o Hotel Fazenda Dona Carolina tem utilizado carros elétricos na prestação de seus serviços, investindo cada vez mais nesses modelos de carros, estando atentos para atender também a demanda de seus hóspedes que já aderiram à tecnologia.




132 visualizações
bottom of page